Japão 2018 e Suas Oportunidades…

110 anos da Imigração Japonesa no Brasil
março 7, 2018
Visto para Yonsei à partir de 01 de Julho de 2018 ?
abril 2, 2018

Tenho feito alguns trabalhos entre no Japão e Brasil desde 2011.

E estive recentemente no Japão de Maio/2017 a Dezembro/2017 e visitei mais de 19 províncias ( estados ) e mais de 60 cidades onde se concentram os mais de 200.000 brasileiros.

Visitas aos 03 consulados brasileiros ( Tokyo , Nagoya e Hamamatsu ), várias escolas brasileiras e japonesas, empresários brasileiros e japoneses, prefeituras, agências de empregos, parentes e amigo(a)s, entre outros…

O mercado japonês esta aquecido comparado com a economia do Brasil, mais de 153 vagas de empregos para cada 100 candidatos, os níveis empregos são os que eu chamo de Operacional, Técnico e Profissional.

A maioria das ofertas de empregos para brasileiros são operacionais, mas também há vagas em nível técnico e profissional.

Para os empregos em nível técnico e profissional, é exigido nível de proficiência N1 e N2, independentemente se são descendentes ou não, pois depende também do nível de experiencia do candidato.

Eu mesmo conheci uma empresa de Recursos Humanos que representam mais de 800 empresas de TI.

A um mercado muito grande para importação e exportação, muitas marcas estrangeiras e mesmo brasileiras, tem entrado no mercado japonês, mesmo o mercado sendo super rigoroso.

Diversos empresários japoneses tem o interesse em investir no Brasil, porém a maior barreira é a falta de credibilidade no Brasil.

E também há milhares de brasileiros interessados em retornar ao Brasil com a finalidade de adquirir o seu imóvel, fazer investimentos e também empreender e nessa área eu recomendo a área de franquias.

Portanto quem pretende ir a trabalho ao Japão, o primeiro pré requisito é a língua japonesa.

E em breve estarei retornando ao Japão para palestras e workshop e falar sobre o Brasil e suas oportunidades……

Claudio Suzuki
Claudio Suzuki
Consultor de empresas, formado em Marketing e técnico contábil ,e ex-dekassegui do Japão. No Brasil, trabalho na Caixa Econômica Federal, Banco América do Sul, Delegacia da Receita Estadual e Prefeitura Municipal de Maringá, foi empresário e franqueado em diversas áreas:Educação / Saúde / Tecnologia /Capacitação e Treinamentos e Licitações. Ministrou palestras em diversos estados brasileiros e no Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *